“Vive-se presentemente na Região um clima económico de tranquilidade, de confiança e de retoma dos indicadores”, confirma André Bradford, depois do encontro desta terça-feira à tarde com os responsáveis da empresa Gomes e Santos, em Ponta Delgada. “Esta é uma empresa que arrisca e que sente confiança no clima económico que se vive, para criar, por exemplo, nos últimos dois anos cerca de 30 postos de trabalho”, acrescentou o Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores.
Esta empresa-tipo, de média dimensão e “de raiz familiar” constituí, um exemplo concreto e evidente, da “economia real”, adianta o líder dos socialistas na Assembleia Legislativa dos Açores: “Uma empresa que nos últimos dois anos fez investimentos assinaláveis – para a sua escala – em termos de contratação de pessoal, em termos de alargamento e diversificação de produtos que coloca no mercado e que agora tem projetos de aumento das instalações”.
André Bradford faz questão de destacar também o papel dos vários intervenientes que fizeram “um trajeto notável nos últimos anos” na recuperação da economia da Região: “As entidades públicas e sobretudo os empresários e os trabalhadores, ultrapassaram fases difíceis para agora sentirem a confiança e a tranquilidade suficientes para investirem”.
Para o líder Parlamentar são os factos que comprovam esse trajeto assinalável: “Baixamos o desemprego para metade na Região, nos últimos dois anos – nós temos o desemprego atualmente abaixo da média nacional. O crescimento económico na Região é de 2% o que é um valor superior ao que está a crescer o País – e o País, como se sabe está a crescer bem”. André Bradford também referiu a venda de produtos alimentares – que cresceu 12% em abril: “Temos uma série de indicadores económicos que demonstram que a Região está num período de retoma da sua economia, de crescimento e também da criação de emprego”.
Foi por isso que o Grupo Parlamentar do PS Açores decidiu não só levar a cabo um conjunto de reuniões com empresários, mas também “levar este assunto a plenário”, através de uma interpelação ao Governo dos Açores: “Para que possamos fazer uma reflexão conjunta, alargada a todos os partidos, e para verificarmos o percurso que fizemos, os desafios que se colocam e os projetos e medidas que o Governo terá para os tempos futuros para continuarmos a trilhar este caminho de sucesso”.
Nos próximos dias vão ser promovidas mais iniciativas que precedem a Interpelação que o GPPS vai fazer ao Governo Regional, no próximo plenário, sobre “Crescimento Económico e Criação de Emprego”.